Delegação de Cabo Verde em missão técnica na Infraestruturas de Portugal

Ferrovia
Mercado Internacional
Património
Rodovia
  • Programa de Capacitação
  • Ponte 25 de abril
  • Equipas das duas empresas
  • equipa infraestruturas de Portugal
  • Institucional

O Programa de Capacitação em curso tem como principal foco, nesta primeira fase, as áreas da gestão da manutenção e da gestão de ativos, no âmbito do Programa de Cooperação com a IP Engenharia.

Iniciou-se no dia 7 de julho, na sede da Infraestruturas de Portugal (IP), a missão técnica da Infraestruturas de Cabo Verde (ICV) e das Estradas de Cabo Verde, no âmbito do Programa de Cooperação estabelecido entre a IP Engenharia (IPE) e a ICV, enquadrado no Programa Estratégia de Cooperação Portugal - Cabo Verde. Na sessão de abertura, Miguel Cruz, presidente da IP, expressou o desejo de que “esta seja a primeira de muitas ações conjuntas com impacto positivo nas instituições homólogas de Cabo Verde”.

Já Florentino Tavares, presidente da ICV, destacou “o valor estratégico desta parceria para o reforço institucional do setor das infraestruturas em Cabo Verde”. Até dia 11 de julho, a delegação composta por Ana Paula Rodrigues e Ângela Almeida, da Administração da ICV, por António Tavares e Osvaldo Borges, Administradores das Estradas de Cabo Verde, e por Miriam Veiga, Diretora de Obras e Manutenção da ICV, participará num programa de apresentações técnicas, sessões de esclarecimento e visitas técnicas.

O Programa de Capacitação em curso tem como principal foco, nesta primeira fase, as áreas da gestão da manutenção e da gestão de ativos. A ambição partilhada pelas duas instituições passa por fazer evoluir o programa para outras áreas estruturantes, como o planeamento e o enquadramento contratual entre as empresas públicas de infraestruturas e o Estado, contribuindo para um modelo de gestão mais eficiente, sustentável e alinhado com as boas práticas internacionais.

Durante esta missão, para além dos trabalhos técnicos previstos, será reforçada a cooperação institucional e exploradas novas áreas de colaboração entre as partes, com o objetivo de consolidar uma parceria sólida e sustentável. Esta iniciativa reflete o compromisso contínuo do Grupo IP, através da IP Engenharia, no apoio ao fortalecimento das capacidades técnicas e organizacionais dos seus parceiros lusófonos, promovendo o intercâmbio de conhecimento, a partilha de boas práticas, e a construção conjunta de soluções alinhadas com os desafios do desenvolvimento sustentável.